e-mail: edificacao@ceepcuritiba.com.br
COORDENADORAS:
Patrícia de Quadros Ferreira Netto
Aline Parolin Ceccon
Atribuições da Coordenação de Edificações:
O que ? | Quando? | Como? |
I.assessorar, analisar e implementar os programas de ensino e os Planos de Curso desenvolvidos no CEEP e propor quando necessário sua adequação; | Sempre | Acompanhando as elaborações dos Planos de Trabalho Docente dos professores e suas aplicações nas aulas, verificando os rendimentos dos alunos e propondo, quando necessário, adequações na metodologia, priorizando o aprendizado. |
II. orientar e coordenar as atividades curriculares e extra-curriculares do Curso; | Sempre | Acompanhando os andamentos das aulas e as apreciações dos alunos, de modo a estabelecer relações de interação entre professores e alunos |
III. dar parecer sobre a aceitação de matrículas, transferências, remanejamento de alunos para o Curso e analisar equivalências entre matrizes curriculares para aproveitamento de estudos e transferências; | Quando Solicitado | Estabelecendo prioridade e presteza no atendimento às solicitações, mantendo-se atualizado em relação aos eventos e deliberações promovidas pela SEED |
IV. estabelecer, em cooperação com a Coordenação Pedagógica e os professores do Curso, critérios para a avaliação do rendimento escolar, tendo em vista a legislação vigente; | Sempre que necessário | Atuando nos momentos de capacitação e formação continuada e buscando sempre a atualização quanto a novos critérios e novas legislações |
V. estabelecer medidas e dar assistência técnico-pedagógica aos docentes, visando assegurar a eficácia do seu desempenho, bem como a sua atualização; | Sempre que solicitado ou necessário | Acompanhando as atividades propostas pela SEED e repassando-as aos professores, buscando alternativas e complementações que possam auxiliar no desempenho docente |
VI. realizar reuniões técnico-pedagógicas periódicas sobre o andamento do curso; | Periodicamente | Promovendo o planejamento do período letivo e programando as datas mais propícias, ou quando se fizer necessário, promovendo reuniões extraordinárias |
VII. acompanhar o desenvolvimento do Curso, com vista ao melhor rendimento do processo ensino-aprendizagem e adequação às mudanças do mundo do trabalho; | Sempre | Participando em cursos, eventos e reuniões de atualização e aperfeiçoamento, em especial nos eventos promovidos pela SEED |
VIII. coordenar a elaboração, implementação e atualização dos planos de trabalho docentes das disciplinas dos Cursos em conjunto com a Equipe de Supervisão; | Nos inícios de período letivo | Acompanhando os trabalhos dos professores nas reuniões de planejamento, nos conselhos de classe e no expediente diário, de modo a que se mantenha um controle próximo a ativo de todo o trabalho docente |
IX. acompanhar e avaliar o desenvolvimento das aulas teóricas e práticas; | Sempre | Verificando os planos de trabalho docente e acompanhando o desenvolvimento das aulas e o rendimento dos alunos |
X. acompanhar o processo de ensino, atuando junto aos alunos e pais, analisando os resultados de aprendizagem com vista a sua melhoria, em conjunto com a Equipe de Supervisão; | Quando oportuno | Após os conselhos de classe, de posse dos resultados identificar as situações de baixo rendimento ou de excesso de faltas, atuar junto aos alunos e seus responsáveis para implementação de medicas corretivas |
XI. participar da elaboração da Proposta Pedagógica Curricular e suas ações didáticas em conjunto com a Equipe de Supervisão; | Quando solicitado | Sempre que solicitado, atender prontamente às solicitações da equipe pedagógica e da supervisão, fazendo os encaminhamentos determinados com pontualidade |
XII. solicitar aos professores posturas e ações coerentes com as normas e procedimentos pedagógicos | Sempre que necessário | Intervindo nos encaminhamentos promovidos nas reuniões pedagógicas e nos comentários diários com os professores |
XIII. auxiliar os docentes na compreensão do Plano de Curso enfatizando os seus objetivos e o perfil profissional de conclusão de curso; | Sempre | Identificando junto aos docentes suas necessidades e angústias e buscando maneiras de promover a compreensão e aplicação dos procedimentos previstos nos planos de curso |
XIV. analisar os instrumentos de avaliação quanto à sua coerência com os planos de trabalho docente e os critérios de avaliação adotados no Curso com base no Regimento Escolar; | Sempre | Verificando junto aos professores seus critérios para elaboração dos trabalhos de avaliação previstos nos planos de trabalho docente e efetivamente realizados |
XV. elaborar o horário escolar relativo ao curso em conjunto com a Coordenação Pedagógica; | No início dos períodos letivos | Procedendo aos ajustes de horários e cargas horárias necessários ao cumprimento dos programas das disciplinas do curso e de modo a atender da melhor maneira ao desenvolvimento do aprendizados dos alunos e ao perfeito funcionamento do expediente didático do CEEP |
XVI. encaminhar a Supervisão Administrativa suprimento, cancelamento e substituições de professores em função das alterações do quadro de docentes do Curso. | Quando necessário | Mantendo atualizadas as distribuições de aulas e os controles das atividades dos professores do curso |
XVII. indicar o Professor Laboratorista e orientar e supervisionar o seu trabalho; |
Quando necessário |
Acompanhando diariamente os trabalhos nos laboratórios e os trabalhos dos laboratoristas |
XVIII. realizar a apresentação ao docente das normas e procedimentos pedagógicos do CEEP. | Quando necessário | Recebendo os professores novos no CEEP e fazendo as apresentações dos espaços, das estruturas organizacionais e das documentações pertinentes |
XIX. analisar os pedidos de compra de materiais, elaborar orçamentos e encaminhar à Supervisão Administrativa; | Quando necessário | Verificando as aplicações previstas nos planos de trabalho docentes e as previsões de aulas práticas |
XX. coordenar o uso e a manutenção dos laboratórios, dos materiais e dos equipamentos destinados ao curso. | Sempre | Verificando e elaboração e acompanhando a aplicação dos planos de trabalho docente onde houver previsão de aulas de laboratório, acompanhando os trabalhos dos laboratoristas e as condições de uso e manutenção dos materiais e equipamentos |
XXI. indicar a aquisição de equipamentos, materiais especiais e assinatura de periódicos necessários ao desenvolvimento do Curso; | Quando necessário | Acompanhando o desenvolvimento das profissões relacionadas aos cursos, as novidades de mercado e as novas tecnologias de modo a atender às demandas de atualização do curso |
XXII. sugerir acervo bibliográfico para o curso; | Sempre que necessário | Atendendo à atualização das publicações bibliográficas significativas, com vistas a manter a qualidade do curso |
XXIII. participar de treinamentos, seminários, grupos de estudo e capacitações quando convocado; | Sempre que convocado | Atendendo prontamente às convocações da direção do CEEP e da SEED |
XXIV. incentivar a promoção de eventos, palestras, visitas e atividades técnicas compatíveis aos cursos. | Sempre | Procurando aumentar a motivação de professores e alunos quanto aos encaminhamentos necessários ao desenvolvimento dos recursos de ensino e aprendizagem |
XXV. supervisionar as atividades dos alunos que realizam estágios nas dependências do CEEP, em conjunto com a Coordenação de Estágio; | Sempre | Mantendo controle direto e permanente sobre as atividades desenvolvidas pelos estagiários, sobre a utilização dos espaços, instrumentos e materiais utilizados na realização dos estágios |
XXVI. colaborar com o supervisor de estágio na articulação com empresas e organizações que possam contribuir para o desenvolvimento do Curso; | Sempre | Buscando contatos junto aos profissionais e empresas da área do curso de modo a incrementar as parcerias existentes e promover novas parcerias com vistas ao aumento da oferta e da qualidade das vagas oferecidas |
XXVII. divulgar um balanço semestral das atividades relacionadas ao curso; | No início de cada semestre | Promovendo ao registro das atividades desenvolvidas e à sua divulgação |
XXVIII. zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; | Sempre | Atuando de modo a privilegiar o discernimento entre o que pode ser de interesse coletivo e o que deve permanecer como de interesse individual |
XXIX. manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com professores, funcionários, alunos, pais e demais segmentos da comunidade escolar; | Sempre | Participando em todas as atividades desenvolvidas no curso, de modo a contribuir, esclarecer, registrar e controlar as ações com vistas ao bom andamento das relações didático-pedagógicas |
XXX. comparecer às reuniões convocadas pelo CEEP; | Sempre | Atendendo com presteza e prontidão às convocações |
XXXI. realizar a avaliação institucional conforme orientação da direção do CEEP; | Quando Solicitado | Promovendo a aplicação dos instrumentos propostos de modo criterioso e metódico buscando sua eficiência e eficácia |
XXXII. exercer as demais atribuições decorrentes deste Regimento e no que concerne à especificidade da função. | Sempre | Com empenho, dedicação e motivação, agindo de modo pró-ativo na condução das atividades para evitar que divergências se transformem em conflitos |